vitrina

Visual merchandising no Pet Shop

Publicado por Cris Basso em 08/08/2015 às 15h41

Cada vez mais o mercado de Pet Shop vem crescendo no Brasil e alguns clientes que já atendi em consultorias, ou mesmo nos meus cursos me perguntam: Como fazer a exposição de produtos? Como trabalhar o Visual Merchandising para esse mercado? Alguns afirmam que para esse mercado nem é possível trabalhar o visual merchandising...um absurdo!

Pra começar, o visual merchandising pode ser trabalhado SIM para esse ramo de atividade! Como? De uma maneira simples, objetiva, clara, sem usar decoração exagerada, assim como é para vários outros tipos de comércio.

A IMPORTÂNCIA DA EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS PLANEJADA

É claro que pode-se fazer um pouco de graça para algumas exposições, mas para isso recomendo usar alguns “pontos estratégicos” que você pode escolher na loja, como uma ilha, uma ponta de gôndola, um balcão, ou até mesmo uma vitrina frontal caso a loja possua.

Pet Shop - balcão

Observem o “ponto estratégico” dessa loja: um painel no fundo da parede e ao lado do balcão do caixa. É lá que os enfeites mudam constantemente, para sempre dar aquela sensação de “novidade” toda vez que um cliente vai a loja.

Pet Shop - mostrador

Um outro “ponto estratégico” é esse painel aramado posicionado na frente de uma prateleira. Ele quebra um pouco a visão do que está atrás dele, mas o que importa é que foi destinado para produtos promocionais.

Pet Shop - gôndolas

As gôndolas usadas favoreceram a circulação e a exposição de produtos ficou muito organizada. As pontas de gôndola são “pontos estratégicos” muito fortes, e devem ser utilizados constantemente pelo varejista de forma a criar exposições organizadas, mas ao mesmo tempo diferentes, mais atrativas. Não se coloca na ponta de gôndola uma grande variedade de produtos, é melhor trabalhar com menos variedade e com mais quantidade de uma mesma categoria de produtos.

Pet Shop - display

Esse mobiliário chama a atenção pelo projeto que quer ser sério (pela madeira e cor escura), mas que ao mesmo tempo fica alegre e chamativo (pela cor azul). Os degraus ajudam a expor uma maior quantidade de produtos e o padrão para as caixas de acrílico fazem com que tudo se apresente de maneira mais organizada, até pelo uso das etiquetas que são padronizadas e personalizadas. O desenho desse mobiliário faz com que a exposição fique simétrica, sendo o ponto central demarcado pela balança e pelos pegadores de ração.

Pet Shop - prateleira Pet Shop - prateleira

 

A arrumação desses produtos segue por meio de blocos de produtos, que se distinguem pelas formas das embalagens, cores e mesmo pelas mudanças das categorias – observem a primeira foto a diferença das embalagens nas cores brancas e naturais (tom mais cru).

Como a exposição é muito parecida com um supermercado, até um Cross Merchandising também foi feito – observem a segunda foto onde alguns produtos estão pendurados seguindo uma linha e sugerindo uma “venda casada”.

Pet Shop - prateleira de ração

Mais um exemplo de Cross Merchandising e mais exemplos de disposição de produtos usando blocos. Observem também que ora a disposição segue por meio de linhas na horizontal e também por linhas na vertical, sendo os produtos maiores na parte de baixo e os menores posicionados no Ponto Focal, ou seja, na altura dos olhos.

Pet Shop - mostrador de coleiras

As categorias dos produtos são muito bem definidas. Apesar de ficar claro que toda essa exposição está relacionada a venda de coleiras, o que difere o público aos quais são destinadas é o tipo de etiqueta.

Interessante, não? Siga meu blog e veja outros exemplos de boas práticas em visual de loja e vitrinismo!

Categoria: loja, pet shop, varejo, visual de loja, vitrina
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Tour de Visual Merchandising da WindowsWear

Publicado por Cris Basso em 03/05/2015 às 18h11

Comentei no Post anterior sobre o Tour de Visual Merchandising que fiz em New York pela WindowsWear. Esse tour vai contando a história de algumas marcas e a história por trás da montagem de cada vitrina que é visitada. A guia nos faz perceber detalhes que qualquer um parado na frente da vitrina poderia não prestar atenção, e isso aconteceu comigo quando passei antes por algumas dessas lojas.

É claro que quem percebe esses detalhes já tem um “olhar clínico” sobre esse assunto, e o tour é muito mais atraente para quem já trabalha com algo ligado a moda, a arquitetura, a cenografia, ao visual merchandising, vitrinismo e outras áreas afins.

O mais gostoso é ver a imaginação desses artistas, o que os levou a criação de certos temas, quais foram os materiais utilizados e qual a mensagem principal que quiseram transmitir. Diante disso, avaliamos o resultado após a verificação de cada loja: se surpreendeu, se foi de bom gosto, se foi criativo, se a mensagem foi transmitida claramente, e o principal, se o resultado com as vendas pode ser alcançado.

Quer experimentar? Faça uma avaliação das lojas a seguir, que seguem o mesmo roteiro do tour... uma avaliação crítica, com um olhar de especialista, seguindo os mesmos critérios que comentei acima, avaliando a mensagem, o tema proposto e tudo o que envolveu a sua apresentação.

Imagine um passeio pelas vitrinas a seguir...

Tour Windows Wear New York Tour Windows Wear New York
Tour Windows Wear New York Tour Windows Wear New York
Tour Windows Wear New York Tour Windows Wear New York
Tour Windows Wear New York Tour Windows Wear New York
Tour Windows Wear New York Tour Windows Wear New York
   
Categoria: New York, tour, vitrina
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Vitrine de Natal da Cozinha do Ratatouille

Publicado por Cris Basso em 11/01/2015 às 18h13

Neste Natal o Rato mais famoso de Paris foi aparecer na capital Portuguesa e em uma vitrina digna de cinema!

Depois de ter ganho em 2008 um OSCAR de melhor filme de animação, um BAFTE, um GLOBO DE OURO, um ANNIE AWARDS, dentre outros prêmios, o personagem entrou no clima natalino.

Conhecida como a cidade das 7 Colinas, Lisboa foi palco de mais um projeto realizado pelo Cenógrafo e Visual Merchandising Roberto Fontenelle, da Empresa Fontenelle Decorações, que foi desafiada a reproduzir a clássica cozinha do desenho animado “Ratatouille” para a famosa Pastelaria Francesa LÈclair

Inspirado nas famosas Vitrines da Galeries Lafayette em Paris, que todos os anos atrai centenas de turistas a capital Fancesa, a Fontenelle Decorações levou para as ruas da capital um projeto pioneiro, que teve como objetivo introduzir no comércio tradicional um conceito inovador no que diz respeito a exposição da sua imagem de marca.

Ratatouille - LEclair Lisboa Ratatouille - LEclair Lisboa

 

O cenário conta também com a automatização dos personagens, que se movimentam ao som das tradicionais musicas natalícias, como as das famosas Vitrines da capital parisiense.

Ratatouille - LEclair Lisboa Ratatouille - LEclair Lisboa

 

“A intenção é recriar uma Vitrine diferente e lúdica a cada época sazonal, e já estamos a planear as de 2015,” diz Matthieu Croiger, proprietário da LÊclair

“Para nós foi um prazer fazer parte deste projeto pioneiro em Lisboa, acredito que outras empresas vão querer seguir o exemplo de LÈclair e apostar cada vez mais numa imagem de marca diferenciada”, diz Roberto Fontenelle.

Vale a pena dar uma olhada no http://youtu.be/UsG_yCE7Yjw?list=UUyY780ZJKlJwCf5QbFUwD2A" target="_blank">vídeo institucional, que ficou show!

Veja mais em:

Contato: fontenelledecoracao@gmail.com

Categoria: loja, melhores vitrinas, varejo, vitrina
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LittleMissMatched

Publicado por Cris Basso em 08/11/2014 às 15h44

Essa loja eu queria pra mim!! Queria ser a proprietária, ou gerente, ou consultora...queria que tivesse aqui no Brasil! O que faz com que eu me encante tanto é a proposta divertida, despojada e atrevida que essa marca tem. É uma loja de meias mas que não vende os pares certos...isso mesmo, cada pé é de uma estampa ou uma cor diferente. Ainda assim ela consegue atender aos mais conservadores que preferem seus pares de meia bem certinhos, mas atende pouco dessa maneira mais tradicional.

O que eles querem é ousar, é dar liberdade de combinações, é fazer com que você possa usar um acessório de maneira diferente. Ah, se quiser você ainda pode comprar 3 meias e fazer as combinações com os pares (é claro né, 3 pés ninguém tem mesmo).

LittleMissMatched - vitrina LittleMissMatched - vitrina

 

As vitrinas possuem um mobiliário branco, liso, para dar mais destaque aos produtos que são muitos coloridos. Elas passam todas as ideias de uso desses produtos, seja por meio dos manequins, pés, cabeças e mãos, ou por meio das fotos, que ao mesmo tempo servem como a própria decoração dessas vitrinas.

As exposições apresentam linhas, ritmo e variedade (isso você tem que aprender no meu curso). Tudo sugere uma sequencia de uso e também de vendas complementares, pois acho bem difícil alguém entrar nessa loja e sair somente com um par de meia, lembrando que o par possui modelos diferentes para cada pé.

LittleMissMatched - mostrador LittleMissMatched - mostrador

 

O layout da loja é totalmente “LIVRE”, não existe corredores definidos e alinhados. A circulação é demarcada pelo mobiliário que segue um padrão de prateleiras junto às paredes e na parte central da loja a disposição das ilhas faz com que o cliente possa seguir o caminho que preferir – para o fundo, lateral, lado direito o esquerdo. Essa loja não poderia também contar com um layout muito rígido já que a proposta é de total liberdade para com os produtos, e assim pode ser também em relação a visita do cliente à loja...com total liberdade!

LittleMissMatched - ilha LittleMissMatched - ilha LittleMissMatched - ilha

 

Vejam as ilhas centrais, elas foram pensadas para cada tipo de produto que seria exposto. Não seguem um padrão de desenho e forma, mas mesmo assim são todas neutras e não interferem na exposição de produtos sempre coloridos e diferentes.

LittleMissMatched - ilha LittleMissMatched - display

 

Alguns modelos de ilhas até se repetem, como é o caso desses 2 modelos acima, mas isso quase nem é percebido já que se muda totalmente os produtos que são apresentados.

Além das meias, existe uma pequena coleção de roupas que colaboram um pouco mais com o ticket-médio da loja. Essa loja trabalha com um conceito diferente do que vemos por aí, como exemplo, quando a loja é de confecção ou de calçados e que coloca a venda de acessórios como complementos, como as meias,  luvas e bolsas. Aqui é diferente, a loja é de meias e acessórios e trabalha com outros produtos como complemento, no caso a linha de confecção.

LittleMissMatched - display LittleMissMatched - cesto

 

Alguém consegue ver se existe algum par de chinelos com modelos iguais para cada pé? Isso é muito divertido! E ver se no “cesto promocional” existe algum par de meia igual?

Mesmo com toda a criatividade para com os seus produtos, a loja não os expõe de maneira bagunçada, desorganizada, pelo contrário, para cada ilha ou painel com prateleiras ou araras, os produtos encontram-se muito bem dispostos, seja por meio de linhas (horizontal ou vertical), blocos de cores ou até por formas.

LittleMissMatched - gôndola

Esse é um exemplo de expositor que sugere vendas complementares. Vejam as roupas dispostas ao lado dos seus complementos: meias, babadores, casaquinhos e até bichinhos de pelúcia seguindo o mesmo conceito de tema (acabamento e cores). Os temas podem ser mudados para esse mesmo tipo de expositor, além desse expositor também poder ser mudado de lugar...vejam as rodinhas.

Quem quiser conhecer mais sobre a LittleMissMatched pode acessar o site, clicando aqui!

Categoria: loja, melhores vitrinas, New York, varejo, visual de loja, vitrina
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Vitrina de Padaria

Publicado por Cris Basso em 03/07/2014 às 18h18

Essa vitrina é uma das mais fofas e de baixo custo que já vi até agora.

O comércio é uma padaria! Padaria simples, nada sofisticada e que vende coisas baratas.

O que me chamou atenção foi ver que em um espaço pequeno e com pouco recurso, esse lugar conseguiu criar uma exposição objetiva e cheia de significados.

Fundo, piso e os suportes são do mesmo material – o feno! Nada mais natural para expor um produto que também é natural.

Padaria - vitrina

A composição é Assimétrica, com equilíbrio entre os grupos dos produtos do lado esquerdo – leite e achocolatados – com o grupo dos queijos do lado direito.

Há pouca variedade de cores, o que reforça ainda mais o cuidado com a exposição. Até as etiquetas foram personalizadas, dispostas ora do lado direito do produto, ora do lado esquerdo, criando um ritmo.

Os objetos de decoração utilizados simbolizam a origem dos produtos...muito original! Provavelmente esses bichinhos são os mesmos que alguma criança usa para brincar de fazendinha (meus filhos tinham isso).

Padaria - vitrina

Nessa apresentação os bichos são pequenos, discretos, posicionados no lado esquerdo, sem interferir ou chamar mais atenção daquilo que é vendido.

Viu só como dá pra ser criativo com pouco?!

 

Categoria: padaria, vitrina
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