melhores vitrinas

Melhores vitrinas de 2014

Publicado por Cris Basso em 30/03/2015 às 08h18

Nova York, EUA

A WindowsWear é uma empresa norte-americana que trabalha muito bem com o conceito de Visual Merchandising. Primeiro porque é a única empresa de todas as “Américas” que possui um Tour específico de Visual Merchandising. Sim, é a única dos Estados Unidos e a sede da empresa é em New York. Tive o privilégio de conhecer a empresa, conversar com o Jon Harari, um dos executivos, e fazer o Fashion Window Walking Tour, que pra mim foi mais do que um tour...um curso!

Eu falo que esse tour é único porque trabalha com dias e horários fixos, independente do número de pessoas, do tempo local, enfim, sua programação é fixa. Outros tours que já fiz chamamos algumas vezes de “Safari”, “Missão Técnica”, “Visitas Técnicas” e outros nomes, que são formados a partir da montagem de um grupo para uma finalidade específica.

Esse tour de Visual Merchandising parte do mesmo local, na mesma hora e em dias determinados. O percurso é sempre o mesmo, onde passamos pela 5ª avenida. Você pode estar se perguntando, e se eu quiser fazer mais de uma vez, vou ver as mesmas coisas? Em parte! O trajeto não mudará, mas todos nós sabemos que as lojas mudam constantemente - a cada coleção, cada data comemorativa, cada tema – e então, o tour contará uma nova “história”. Dessa forma, você ficará na expectativa da mudança e curioso em saber quais foram os novos conceitos utilizados.

Não é só com o tour que eles trabalham. Há também a venda de produtos pelo site, aqueles mesmos vistos nas vitrinas, além de ser um site de consulta de tendências de visual merchandising e vitrinismo.

Faz um tempinho, a WindowsWear publicou as melhores vitrinas de 2014, da temporada “Holidays”. São lojas de calçados, joalherias, lojas de presentes e confecção. Há vitrinas de várias capitais: New York, Paris, Tokyo, Milão, Barcelona, e outras.

Veja alguns destaques:

Tiffany

TIFFANY

Stradivarius

STRADIVARIUS

Selfridges

SELFRIDGES

Saks Fifth Av.

SAKS FIFTH AVENUE

Roberto Cavalli

ROBERTO CAVALLI

Ralph Lauren

RALPH LAUREN

Monique Lhullier

MONIQUE LHULLIER

Mathew Williamson

MATTHEW WILLIAMSON

Louis Vuitton

LOUIS VUITTON

Lord & Taylor

LORD & TAYLOR

Hugo Boss

HUGO BOSS

Herve Leger

HERVE LEGER

Harvey Nichols

HARVEY NICHOLS

Harrods

HARRODS

Gucci

GUCCI

Dior Paris

DIOR-Paris  

Fendi LA

FENDI - LA

Galleries Lafayette

GALLERIES LAFAYETTE

Dolce Gabbana Milão

DOLCE & GABBANA-Milão

Cortefiel Barcelona

CORTEFIEL-Barcelona

Christian Louboutin

CHRISTIAN LOUBOUTIN

Chanel Tokyo

CHANEL-Tokyo

Barneys NY

BARNEYS - NY

Bloomingdales

BLOOMINGDALE'S

Bergdorf Goodman

BERGDORF 

Antrophologie

ANTROPHOLOGIE

 

 

 

 

Quer saber mais?

Categoria: loja, melhores vitrinas, tour
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Vitrine de Natal da Cozinha do Ratatouille

Publicado por Cris Basso em 11/01/2015 às 18h13

Neste Natal o Rato mais famoso de Paris foi aparecer na capital Portuguesa e em uma vitrina digna de cinema!

Depois de ter ganho em 2008 um OSCAR de melhor filme de animação, um BAFTE, um GLOBO DE OURO, um ANNIE AWARDS, dentre outros prêmios, o personagem entrou no clima natalino.

Conhecida como a cidade das 7 Colinas, Lisboa foi palco de mais um projeto realizado pelo Cenógrafo e Visual Merchandising Roberto Fontenelle, da Empresa Fontenelle Decorações, que foi desafiada a reproduzir a clássica cozinha do desenho animado “Ratatouille” para a famosa Pastelaria Francesa LÈclair

Inspirado nas famosas Vitrines da Galeries Lafayette em Paris, que todos os anos atrai centenas de turistas a capital Fancesa, a Fontenelle Decorações levou para as ruas da capital um projeto pioneiro, que teve como objetivo introduzir no comércio tradicional um conceito inovador no que diz respeito a exposição da sua imagem de marca.

Ratatouille - LEclair Lisboa Ratatouille - LEclair Lisboa

 

O cenário conta também com a automatização dos personagens, que se movimentam ao som das tradicionais musicas natalícias, como as das famosas Vitrines da capital parisiense.

Ratatouille - LEclair Lisboa Ratatouille - LEclair Lisboa

 

“A intenção é recriar uma Vitrine diferente e lúdica a cada época sazonal, e já estamos a planear as de 2015,” diz Matthieu Croiger, proprietário da LÊclair

“Para nós foi um prazer fazer parte deste projeto pioneiro em Lisboa, acredito que outras empresas vão querer seguir o exemplo de LÈclair e apostar cada vez mais numa imagem de marca diferenciada”, diz Roberto Fontenelle.

Vale a pena dar uma olhada no http://youtu.be/UsG_yCE7Yjw?list=UUyY780ZJKlJwCf5QbFUwD2A" target="_blank">vídeo institucional, que ficou show!

Veja mais em:

Contato: fontenelledecoracao@gmail.com

Categoria: loja, melhores vitrinas, varejo, vitrina
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LittleMissMatched

Publicado por Cris Basso em 08/11/2014 às 15h44

Essa loja eu queria pra mim!! Queria ser a proprietária, ou gerente, ou consultora...queria que tivesse aqui no Brasil! O que faz com que eu me encante tanto é a proposta divertida, despojada e atrevida que essa marca tem. É uma loja de meias mas que não vende os pares certos...isso mesmo, cada pé é de uma estampa ou uma cor diferente. Ainda assim ela consegue atender aos mais conservadores que preferem seus pares de meia bem certinhos, mas atende pouco dessa maneira mais tradicional.

O que eles querem é ousar, é dar liberdade de combinações, é fazer com que você possa usar um acessório de maneira diferente. Ah, se quiser você ainda pode comprar 3 meias e fazer as combinações com os pares (é claro né, 3 pés ninguém tem mesmo).

LittleMissMatched - vitrina LittleMissMatched - vitrina

 

As vitrinas possuem um mobiliário branco, liso, para dar mais destaque aos produtos que são muitos coloridos. Elas passam todas as ideias de uso desses produtos, seja por meio dos manequins, pés, cabeças e mãos, ou por meio das fotos, que ao mesmo tempo servem como a própria decoração dessas vitrinas.

As exposições apresentam linhas, ritmo e variedade (isso você tem que aprender no meu curso). Tudo sugere uma sequencia de uso e também de vendas complementares, pois acho bem difícil alguém entrar nessa loja e sair somente com um par de meia, lembrando que o par possui modelos diferentes para cada pé.

LittleMissMatched - mostrador LittleMissMatched - mostrador

 

O layout da loja é totalmente “LIVRE”, não existe corredores definidos e alinhados. A circulação é demarcada pelo mobiliário que segue um padrão de prateleiras junto às paredes e na parte central da loja a disposição das ilhas faz com que o cliente possa seguir o caminho que preferir – para o fundo, lateral, lado direito o esquerdo. Essa loja não poderia também contar com um layout muito rígido já que a proposta é de total liberdade para com os produtos, e assim pode ser também em relação a visita do cliente à loja...com total liberdade!

LittleMissMatched - ilha LittleMissMatched - ilha LittleMissMatched - ilha

 

Vejam as ilhas centrais, elas foram pensadas para cada tipo de produto que seria exposto. Não seguem um padrão de desenho e forma, mas mesmo assim são todas neutras e não interferem na exposição de produtos sempre coloridos e diferentes.

LittleMissMatched - ilha LittleMissMatched - display

 

Alguns modelos de ilhas até se repetem, como é o caso desses 2 modelos acima, mas isso quase nem é percebido já que se muda totalmente os produtos que são apresentados.

Além das meias, existe uma pequena coleção de roupas que colaboram um pouco mais com o ticket-médio da loja. Essa loja trabalha com um conceito diferente do que vemos por aí, como exemplo, quando a loja é de confecção ou de calçados e que coloca a venda de acessórios como complementos, como as meias,  luvas e bolsas. Aqui é diferente, a loja é de meias e acessórios e trabalha com outros produtos como complemento, no caso a linha de confecção.

LittleMissMatched - display LittleMissMatched - cesto

 

Alguém consegue ver se existe algum par de chinelos com modelos iguais para cada pé? Isso é muito divertido! E ver se no “cesto promocional” existe algum par de meia igual?

Mesmo com toda a criatividade para com os seus produtos, a loja não os expõe de maneira bagunçada, desorganizada, pelo contrário, para cada ilha ou painel com prateleiras ou araras, os produtos encontram-se muito bem dispostos, seja por meio de linhas (horizontal ou vertical), blocos de cores ou até por formas.

LittleMissMatched - gôndola

Esse é um exemplo de expositor que sugere vendas complementares. Vejam as roupas dispostas ao lado dos seus complementos: meias, babadores, casaquinhos e até bichinhos de pelúcia seguindo o mesmo conceito de tema (acabamento e cores). Os temas podem ser mudados para esse mesmo tipo de expositor, além desse expositor também poder ser mudado de lugar...vejam as rodinhas.

Quem quiser conhecer mais sobre a LittleMissMatched pode acessar o site, clicando aqui!

Categoria: loja, melhores vitrinas, New York, varejo, visual de loja, vitrina
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