Loja de produtos naturais
VISUAL MERCHANDISING COM POUCO INVESTIMENTO
Essa loja não possui vitrinas externas (frontais), mas em compensação, toda loja é uma vitrina!
Como se trata de uma loja de produtos naturais, e alguns são perecíveis, nem sempre vão ter os mesmos produtos quando você voltar na loja. Então, logo na entrada, em um ponto estratégico de “ilha”, os produtos que podem vencer rapidamente se encontram ali expostos.
O acabamento da loja é todo rústico. A decoração é bem simples, a começar pelos tecidos utilizados (observar toalha da ilha e da prateleira), cestas de vime e pelas próprias etiquetas de preço.
Na exposição abaixo os produtos foram agrupados conforme seu uso, conforme suas categorias, sem desconsiderar o agrupamento pelos tipos de embalagens.
Já na próxima prateleira foi trabalha as composições de assimetria e de variedade. Isso porque alguns produtos marcam um eixo central e também pelas próprias embalagens os agrupamentos são formados, deixando o espaço com a sensação de organização, mesmo com essa grande quantidade de produtos.
Uma alternativa que eu gosto muito é quando se aproveita os pilares. Dependendo da loja e do ramo de atividade, convém mais aproveitar os pilares para as exposições dos produtos do que disfarçá-los com espelhos ou com outro acabamento.
Além do aproveitamento do pilar, esse espaço também pode ser trabalhado como ponto estratégico, onde as trocas acontecem de maneira mais frequente.
Conseguem percebem o ritmo que é dado para a exposição aproveitando as embalagens?
Cada mobiliário é de um padrão, com estilo diferentes e desenhos diferentes, mas segue o mesmo padrão de acabamento em madeira bem rústica. Alguns recebem até uma pintura, nada muito forte, talvez para não correr o risco de ficar monótono, ou tudo muito rígido.
Nada mais original! Para informar de onde vem os produtos, há uma foto da família em sua propriedade. Vejam que os produtos em exposição não refletem o tipo de plantação que consta na foto, o que é bom, pois senão para cada produto a loja deveria utilizar a foto correspondente a plantação. Nesse caso a foto representa uma propriedade onde se planta de tudo, que a cada momento é exposto um pouco daquilo que é colhido nesse expositor abaixo.
Próximo ao balcão do caixa estão expostos produtos que ainda podem ser comprados por “impulso” e também folhetos explicativos sobre os tipos de produtos, sobre os locais onde são produzidos e mesmo algumas dicas de receitas. Hummmm, que fome!
Um ótimo exemplo de visual merchandising aplicado de forma eficiente e com baixo custo!
Que tal colocar esse conceitos em funcionamento em sua loja?
Categoria: baixo custo, loja, sentidos, varejo, visual de loja | |
Tags: produtos naturais, varejo, visual de loja, visual merchandising | |